3 de junho de 2012

A,B,C ...1,2,3

INCLUSÃO PARA TODOS, #SERA?

A mairia das pessoas acham que se uma criança tem uma determinada deficiência,ela não pode fazer parte da sociedade como uma pessoa denominada"Normal", então funciona mais ou menos assim:se não anda, é como se não falasse,se não fala é como se não enxergasse, e tudo isso na verdade torna a vida da criança com deficiência muito mais dificil do que já é.

Vejam
A fase escolar do Pedro no começo foi muito conturbada,porque essa tal inclusão é uma grande farsa...Quando ele completou os 3 anos de idade e já tinha a cadeira de rodas ,que dá à ele uma certa independência,resolvi começar a procura por uma escola ,já que ele tem a parte cognitiva totalmente preservda( apesar da hidrocefalia)e não tem necessidade de uma escola "especial", foi uma exaustiva procura em colégios particulares e publicos.Me lembro que sempre chegava nas escolas pra fazer a matricula e deixava pra falar por ultimo que ele era cadeirante, e a resposta era sempre a mesma NÃO ESTAMOS PREPARADOS,e as vezes não era a escola que não estava preparada, e sim os educadores que não tinham o menor preparo para aquela situação,para aquele aluno que destoaria de todo o resto da turma.

Eu acho que mais que o preparo é muito importante a boa vontade dos professores, diretores, enfim de todos os profissionais.Antes de acharmos o colégio tive cinco ou seis negativas...Até que um dia uma amiga me indicou uma escola,e fui até lá , quando cheguei e a inspetora abriu o portão eu vi aqueles dois lances de escada ,pensei: "ai caramba mais uma",entrei na secretaria e comecei a conversar com a coordenadora pedagógica, e bem no final do assunto eu disse pra ela que ele era cadeirante...ela me olhou e disse:olha mãe,como a senhora pode ver essa escola não é adaptada pra receber crianças com deficiência,não temos rampas,todas as nossas salas tem degraus ,bem baixinhos ,mais tem...eu nem esperei ela terminar e já me levantei ,ela disse :mais se a senhora quiser tentar, estamos à sua inteira disposição...O QUE?? quase chorei!!rs,ela me levou pra conhecer a escola e realmente era tudo que ela tinha dito,com degraus,sem rampas...me desanimei um pouco,mais em seguida ela falou:VAMOS TENTAR? gente,isso fez uma diferença ! a disponibilidade dela em querer tentar, a boa vontade dela em receber ele....e assim foi ,fiz a matricula e ele foi...eu subia aqueles dois lances de escada com ele na cadeira ( ui como foi dificil),mais era tão bom ver o carinho que todos tinham com ele , sempre disponiveis a ajudar.

Essa primeira escola dele me deu esperança ,mesmo sendo dificil valia a pena tentar que uma hora daria certo. Antes de terminar vou contar uma experiência ruim...
O ano passado ele estava na primeira série,uma escola adaptada as necessidades dele e tal,mais a má vontade das pessoas era tanta que ele não gostava da escola, nada podia,tudo era uma dificuldade enorme,dificuldade que nem existia lá passava a existir, e nós estávamos chateados com isso...ele precisa ainda de ajuda pra fazer xixi e coco, e ficava cinco horas por dia,todos os dias sem fazer nenhum dos dois ,pq eles nunca quiseram aprender a fazer a " manobra ",nem tiravam ele da cadeira pra brincar na terra com as outras crianças,no parque ,um descaso total.


Mais nessa escola que ele está agora , eu fico tão feliz em ver que nada é dificil pra eles, fazem a manobra,colocam ele pra interagir com as outras crianças,é um carinho só! quando eu fui conhecer a escola não tinha nenhuma rampa, em uma semana eles adaptaram toda a escola, e ele é o único cadeirante,não é demais??

Não vale a pena tentar??

Um comentário: