24 de maio de 2012

MIELOMENINGOCELE quem é ela??

...Como eu ia dizendo...aí quando cheguei na UTI pra ver ele, fui direto pra pegar , e descobri que não era assim , tinha que ter um cuidado,nesse meio tempo eu ainda não sabia direito o que estava acontecendo..mais olhei bem pra ele e vi que a cebecinha dele não era tão pequena de uma criança recém nascida e o pezinho era tortinho (era tão bonitinho) aí o meu marido falou assim :olha amor ele tem esse pezinho torto e vai ter que fazer urgente uma cirurgia na coluna..eu olhei e disse cirurgia? como assim? a pediatra entrou e disse :vamos conversar ,primeiro ela colocou ele no meu colo ...AI QUE EMOÇÃO!!! e disse ele tem uma doença congenita chamada MIELOMENINGOCELE E HIDROCEFALIA , que é derivada da mielomeningocele...MEU DEUS!que nome é esse? o que está acontecendo? ela disse amanhã vc vem antes do banho dele e te mostraremos como é...

Meu marido ficou ali comigo e enquanto admirávamos nosso bb ele me disse que já tinha visto,e que era como se fosse um "pedaço de bife"...não era assustador,mais não era bonito de se ver...mais ele não chorava ,era tão calminho...
No outro dia fui logo cedinho mais não quis ver,quando cheguei na UTI ele tava chorando achei que era de dor ,que nada! era pq o curativo tinha grudado no pelinho das costas ,rs...ele não conseguia mamar então as enfermeiras davam o leitinho dele no copinho,mais ele se alimentava super bem...Mais um dia se passou e eu tive alta, mais como voltar pra casa sem meu bb? posso falar que foi a pior sensação de todas,chegar em casa com as mãos vazias,entrar no quartinho dele que preparamos com tanto carinho e ele não estava lá...

Mais tinha que ser assim...
E le ficou no hospital internado 28 dias, fez duas cirurgias uma pra "fechar a mielo,colocar pra dentro" com cinco dias de vida, e a outra pra colocar uma valvula,na cabeça ele fez com 10 dias de vida!

Calma minha gente vou explicar como tudo funciona!
Vamos lá:
MIELOMENINGOCELE:
Mielomeningocele (espinha bífida)        Uma grave anormalidade congênita do sistema nervoso, desenvolve-se nos primeiros dois meses de gestação e representa defeito na formação do tubo neural (disrafia).
Mielomeningocele         A espinha bífida, defeito no fechamento da coluna vertebral, é um dos mais graves defeitos do tubo neural compatível com a vida. Sua gravidade varia do tipo oculto, sem nenhum achado, até uma espinha completamente aberta (raquisquise) com incapacidade neurológica grave e morte. Na espinha bífida cística, o saco protruso pode conter meninges (meningocele), medula espinal (mielocele)ou ambos (mielomeningocele). Os tipos abertos podem ser diagnosticados no útero, utilizando-se a amniocentese em busca de alfafetoproteína e pela ultra-sonografia. A espinha bífida é comumente observada nas regiões lombar, torácica baixa, ou sacral e geralmente se estende por 3 a 6 segmentos vertebrais. Se não estiver bem coberta por pele, a bolsa na mielomeningocele pode facilmente se romper, aumentando o risco de meningite.
        Quando a medula espinal ou as raízes dos nervos lombossacrais estão envolvidos na espinha bífida, o que é comum, ocorrem graus variáveis de paralisia abaixo do nível envolvido. Uma vez que esta paralisia está presente no feto, podem ocorrer problemas ortopédicos, como pé torto, artrogripose ou deslocamento de quadril, presentes ao nascimento. A paralisia geralmente afeta os esfíncteres da bexiga e do reto e o distúrbio geniturinário resultante pode eventualmente levar a graves danos renais. Cifose, geralmente associada à espinha bífida, pode impedir o fechamento cirúrgico e impedir que o paciente fique em posição supina. Hidrocefalia ocorre freqüentemente e pode ser relacionado à estenose aqueductal. Outras anomalias congênitas podem estar presentes.
        O prognóstico é determinado pelo número e gravidade das anormalidades, e é pior para aqueles pacientes que apresentam paralisia total abaixo da lesão, cifose, hidrocéfalo, hidronefrose precoce e defeitos congenitos associados.


Entenderam? sei que a explicação é extensa,mais acreditem é sempre bom estarmos bem informados ...pq o preconceito vem exatamente da ignorancia sobre determinado assunto #ficaadica


O que é Hidrocefalia?
        Hidrocefalia vem do grego: hidro significa água, céfalo cabeça. Hidrocefalia é um acúmulo anormal de fluído - fluído cerebroespinhal, ou FCE - nas cavidades dentro do cérebro chamadas ventrículos. O fluído cérebro espinhal é produzido nos ventrículos, circula através do sistema ventricular e é absorvido na corrente sangüínea. O fluído cérebro espinhal está em constante circulação e tem muitas funções importantes. Ele envolve o cérebro e a medula espinhal agindo como uma almofada de proteção contra ferimentos. O fluído cérebro espinhal contém nutrientes e proteínas que são necessárias para a nutrição e funcionamento normal do cérebro. Ele também carrega produtos eliminados dos tecidos adjacentes. Hidrocefalia ocorre quando há um desequilíbrio entre o montante de fluído cérebro espinhal que é produzido e a quantidade que é absorvido. Por aumentar a quantidade de fluído cérebro espinhal, os ventrículos se dilatam e a pressão dentro da cabeça aumenta.
O que causa Hidrocefalia?        A Hidrocefalia congênita (presente no nascimento) supõe-se ser causada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Estenose de aqueduto, uma obstrução do aqueduto cerebral, é a mais freqüente causa de Hidrocefalia congênita. Hidrocefalia adquirida pode ser resultado de Espinha Bífida, hemorragia intraventricular, meningite, trauma na cabeça, tumores e cistos. A hidrocefalia atinge, no mundo, cerca de uma em cada 500 crianças nascidas.
Como a Hidrocefalia é tratada?        Não há modo conhecido para prevenir ou curar Hidrocefalia. Atualmente, o tratamento mais eficaz é a inserção cirúrgica de uma válvula. Um catéter, que é um tubo flexível colocado no sistema ventricular do cérebro, direciona o fluxo de fluído cérebro espinhal para outra parte do corpo, normalmente a cavidade abdominal ou uma câmara do coração, onde ele é absorvido. A válvula conjugada ao catéter mantém o fluído cérebro espinhal numa pressão normal dentro dos ventrículos. Este procedimento é executado por um neurocirurgião.
Hidrocefalia
Quais os efeitos da Hidrocefalia?        Desde o advento da válvula, cerca de vinte e cinco anos atrás, o prognóstico para a maioria das crianças com Hidrocefalia é otimista. Algumas crianças com Hidrocefalia terão inteligência abaixo do normal, incapacidade física e uma variedade de outros problemas médicos. Defeitos na válvula e infecções, atraso no desenvolvimento, incapacidade de aprendizado e problemas visuais não são incomuns. Os familiares precisam estar prevenidos das complexidades da Hidrocefalia ao longo da vida para assegurar que suas crianças recebam amplos cuidados e serviços de intervenção e terapia apropriados.

No caso do Pedro é a primeira ficura o liquor sai pela urina....

Nenhum comentário:

Postar um comentário